quarta-feira, 19 de julho de 2017

Duas Testemunhas - Ap 11:6



Todos sabem que o último livro da Bíblia, chamado de Apocalipse, APONTA para os dias da “volta de Cristo” e que seu conteúdo todo foi escrito de um modo SIMBÓLICO, ou com uma linguagem figurada.
No caso das "duas testemunhas", parece que representam Elias e Moisés, visto que Apocalipse 11:6 diz que elas teriam PODER para "fechar o céu para não chover", como Elias fez (1 Reis 17:1), e poder para transformar "água em sangue", como Moisés fez (Êxodo 7:17).

Óbvio que existem mais de uma interpretação.
Uma delas, que parece se ajustar mais ao que a Bíblia diz, fala que “as duas testemunhas”, de Apocalipse 11, seriam os REPRESENTANTES de Jesus na Terra, que estariam ativos e esclareceriam as pessoas, no tempo da “volta de Cristo” (Mateus 24:14 – Apocalipse 14:6).

Assim, NÃO seriam nem Moisés nem Elias que “voltariam”, mas sim os representantes de Cristo, que agiriam como Moisés e Elias agiram no passado.
Tanto Elias como Moisés foram uma “figura”, ou uma SEMELHANÇA, do que aconteceria no futuro (1 Coríntios 10:11 – Romanos 15:4).

Por exemplo, no futuro, outras pessoas agiriam do mesmo modo que Elias (como João Batista agiu, nos dias de Jesus, e como as “DUAS testemunhas” agiriam bem depois, nos dias da “volta de Cristo”).
Do mesmo modo que Elias defendia Deus “com unhas e dentes” e ENSINAVA ao povo um modo de adoração correta, esses representantes também DEFENDERIAM Deus e ensinariam a humanidade (João 8:32 e 17:3,17), sobre como se daria a “volta de Cristo”.

Por isso que foi dito à sua mãe, quando estava grávida, que João Batista agiria como Elias, ou que “viria com o espírito de Elias” (Lucas 1:16,17), e “converteria muitos do povo de Israel, ensinando-os o modo correto de adoração”.
Alguns até pensam que Elias “reencarnou” em João Batista, mas NÃO é nada disso, pois quando lhe perguntaram SE era o Elias (reencarnado), ele respondeu que “NÃO era”, conforme João 1:21.

Os dois apenas fizeram obras SEMELHANTES.
Inclusive, se VESTIRAM de modo semelhante também, visto que os DOIS se vestiram com “roupas de peles de animais” (Marcos 1:1-8 – 2 Reis 1:1-8).
O povo sabia como Elias havia se vestido (embora ele tivesse existido há cerca de 900 anos antes de Cristo). Tanto que o reconheceram na “transfiguração” (Mateus 17:1-9).
Assim, quando os judeus vissem OUTRO homem “vestido como ele”, no futuro, ou nos dias de Jesus, poderiam IDENTIFICAR João Batista mais facilmente, como aquele “Elias que estava por VIR” (Mateus 11:14).

Do mesmo modo, na “volta de Cristo”, quando as pessoas VISSEM alguns fazendo uma obra SEMELHANTE à que Elias e João Batista fizeram, ensinando e esclarecendo o povo (João 8:32 – Atos 17:11), saberiam que aqueles seriam os REPRESENTANTES de Jesus, ou seriam as “duas testemunhas” de Apocalipse 11.

O Moisés original também foi um “tipo”, ou uma “figura”.
Neste caso, Moisés foi uma “figura” de Cristo, visto que os dois fariam uma obra SEMELHANTE, pois os dois dariam MANDAMENTOS ao povo e levariam muitos à LIBERTAÇÃO, conduzindo-os à uma “terra prometida” (Mateus 5:5).
Moisés e Jesus também tiveram seus dias INICIAIS semelhantes, pois quiseram MATAR os dois, quando eram BEBÊS, e ambos se protegeram no Egito (José, pai adotivo de Jesus, levou-o ao Egito, para se proteger do rei Herodes (Mateus 2:4-15 e Oseias 11:1) e Moisés foi protegido pela “filha do Faraó”, que o adotou (Êxodo 1:22 e 2:1-10).

Porém parece que, na sua “volta” (ou nos dias das “duas testemunhas”), Cristo NÃO estaria mais visível na Terra, pois usaria os seus REPRESENTANTES para avisar as pessoas de que já tinha “voltado” (Mateus 25:31-45).
SE ele estivesse VISÍVEL na Terra, NÃO precisaria enviar os seus representantes.
Quem envia “representantes”, é por que NÃO comparece em pessoa. (Lucas 17:22 – João 14:19)
Assim, Jesus mandaria os seus REPRESENTANTES em lugar dele.
O que seria feito na Terra, na sua “volta”, seria feito pelos seus representantes (Mateus 11:25). Até por isso, Jesus disse que o que fizessem aos seus REPRESENTANTES, seria considerado como feito a ele mesmo (Mateus 25:40).

Mas o próprio Moisés havia dito que, no FUTURO, viria “outro profeta (que o SUBSTITUIRIA), a quem os judeus teriam de ouvir” (Deuteronômio 18:18.19) e o apóstolo Pedro falou, bem mais tarde, que “aquele profeta que viria, previsto por Moisés, CUMPRIU-SE em Jesus” (Atos 3:22,23).
O grande feito de Moisés havia sido LIBERTAR os judeus da escravidão do Egito e tê-los CONDUZIDO à “terra prometida” (que foi a “terra de Canaã”)
Sobre a "travessia do Mar Vermelho", veja o "post": Êxodo pela Arábia

No futuro, as “DUAS testemunhas”, que seriam os REPRESENTANTES de Cristo, também agiriam como Moisés e libertariam os cristãos da “escravidão do mundo”, com os seus ensinamentos (João 8:32 e 17:3,17 – Atos 17:11), e os CONDUZIRIA à “nova terra prometida” (2 Pedro 3:13 - Mateus 5:5 – Salmos 37:11,29).

Em números, essa obra que seria feita nos dias da “volta de Cristo”, seria ainda MAIOR do que a feita por Moisés (que LIBERTOU uns dois ou três milhões de pessoas, mais ou menos) e seria MAIOR, também, que a PREGAÇÃO feita por Jesus e seus apóstolos.
Não é à toa que Jesus falou que seus seguidores, ou seus representantes, fariam OBRAS maiores do que aquelas que haviam feito, nos seus dias (João 14:12), visto que a “pregação e a libertação” que fariam, no futuro, seriam feitas no mundo todo e abrangeriam MUITO mais pessoas (Mateus 24:14,21).

Essa COMPARAÇÃO pode ser feita, porque Apocalipse 11:8, chama o MUNDO moderno, que existiria na “volta de Cristo”, de “Egito e Sodoma”, que seria o local onde as “duas testemunhas” ficariam como que “mortas” e onde as pessoas (ou as religiões) de toda a TERRA se alegrariam, porque haviam conseguido “parar” a obra delas (Apocalipse 11:9,10)

Portanto, as “duas testemunhas”, depois de sair daquele estado em que ficaram como que “mortas”, REINICIARIAM a sua obra e libertariam os cristãos aprovados do EGITO moderno (que seria o mundo nos dias da “volta de Cristo”) e os levaria para a “nova terra prometida, onde iria reinar a JUSTIÇA” (2 Pedro 3:13). 

Assim, parece que as “duas testemunhas” NÃO seriam somente DUAS pessoas literais.
Seriam pessoas que AGIRIAM de um modo semelhante ao que Elias e Moisés haviam feito, mas no MUNDO todo (Atos 10:34,35 e 15:14) e somente quando Cristo “voltasse”.
Porém NÃO seriam nem o Elias nem o Moisés (originais), que “voltariam no fim do mundo”, como alguns imaginam.

Resumindo:
Do mesmo modo que João Batista veio como o “Elias” e PREPAROU o povo para a “PRIMEIRA vinda de Jesus” (Marcos 1:1-4), as “duas testemunhas” seriam os REPRESENTANTES de Jesus na Terra, que PREPARARIAM o povo para a “SEGUNDA vinda de Jesus” (João 14:18,19 – Mateus 24:3-14,29-31 – Marcos 13:32);

Do mesmo modo que Moisés livrou os judeus da escravidão, os tirou do Egito e os levou à “terra prometida”, existiriam pessoas que, por serem os REPRESENTANTES de Cristo na sua “volta” (Mateus 25:31-45), livrariam os cristãos da “escravidão do Egito moderno” (João 8:32 e 17:3,17), que é o MUNDO atual, e os levaria à “NOVA terra prometida” (2 Pedro 3:13 – Mateus 5:5). 
Parece que essa interpretação se ajusta melhor ao que a Bíblia diz, sobre “as duas testemunhas” do Apocalipse (Atos 17:11 e 20:20 – Sofonias 2:2,3).
.


Mas a maioria também faz confusão, a respeito do "ataque que os judeus do Novo Estado de Israel sofrerão".
Veja o "post": Ataque de Gogue



Nenhum comentário:

Postar um comentário