sábado, 5 de setembro de 2015

Deus NÃO impediu Adão por quê?



As pessoas fazem CONFUSÃO, sobre a escolha de Adão. 
SE Deus pode PREVER o futuro e sabia que ele iria desobedecer, por que NÃO o impediu? 

Na realidade, foram dadas apenas DUAS escolhas a Adão: 
ou ele obedeceria ou desobedeceria a Deus. 
A “onisciência” de Deus, ou o Seu poder de PREVER o futuro (Isaías 46:9-11), no caso de Adão, apresentava-se da seguinte forma: 

Deus SABIA que, SE Adão lhe obedecesse, TODOS viveriam felizes e para sempre, sem problema nenhum.
MAS sabia também que, SE lhe desobedecesse, TODOS teriam problemas, como doenças, envelhecimento e morte, SOFRIMENTOS, etc., que levariam um certo TEMPO para serem corrigidos (a Bíblia fala que para tudo "há um tempo certo", como diz Eclesiastes 3:1-8).

Como Adão lhe desobedeceu, Deus teria de CONTINUAR trabalhando, como Jesus disse em João 5:17, para CORRIGIR o que deu errado com Adão.
Somente muito tempo depois, após a "volta de Cristo", as coisas seriam resolvidas (Romanos 5:12-19 - Mateus 10:7,8) e VOLTARIAM a ser como nos dias de Adão, com saúde e paz para todos (2 Pedro 3:13 - Apocalipse 21:1-4). 

Mas por que Deus NÃO o impediu? 

Embora  pudesse prever o FUTURO de Adão, Deus só poderia AVISÁ-LO para não desobedecer, mas NÃO poderia impedi-lo de lhe desobedecer, pois havia lhe dado o “livre-arbítrio” ou o poder de decidir por si próprio. 

SE Deus o impedisse, Adão NÃO teria poder de decisão própria. 

É a mesma coisa de quando um amigo ou familiar nosso vai se envolver com DROGAS. 
ANTES que isso aconteça, poderíamos AVISÁ-LO: 
“Não faças isso! No dia em que fizeres, morrerás (ou acabarás com a tua vida).” 
Porém, se o nosso amigo ou familiar for “adulto e capaz”, ele só nos OBEDECERÁ, se quiser, pois tem o seu próprio poder de decisão. 

De nada nos adiantaria saber o FUTURO dele, pois só poderíamos avisá-lo, mas não poderíamos impedi-lo de atentar contra a sua própria vida (Gálatas 6:7). 
Assim, nós “saberíamos” o FUTURO dele, mas NÃO poderíamos impedi-lo.

Com Deus e Adão aconteceu a mesma coisa.
 
Deus sabia o FUTURO dele, se lhe desobedecesse e AVISOU-O:
 
“Não comas do fruto, pois no dia em que comeres, morrerás.”
 
MAS só poderia AVISÁ-LO e não poderia impedi-lo de desobedecer, pois ele tinha “livre-arbítrio” e somente obedeceria a Deus, SE quisesse (Tiago 1:13-15 - João 17:3,17 - Atos 17:11 e 20:20).





Créditos:


2 comentários:

  1. Diante da sua exposição no artigo acima, como então o homem poderia escolher entre obedecer e desobedecer a Deus sendo que ele ainda não tinha nenhum conhecimento do que era o bem e do que era o mal uma vez que o homem ainda não havia comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que Deus ordenou não comer?
    Antes da ordem direta de Deus ao homem, não existia o tal do "livre-arbítrio" porque Deus tinha acabado de criar o homem mas não tinha dado a ordem ainda. Ou seja, entre a criação do homem e até a ordem divina, o homem não sabia e não tinha conhecimento de nada! E onde diz na bíblia, ANTES DA ORDEM DIRETA DE DEUS, que o homem já sabia o que era obedecer e desobecer? Antes da ordem divina, o homem "teria" OU o bem e o mal OU nada!. O bem e o mal era Deus e o nada era nada (ou satanás ou diabo - com ressalvas). Cadê o livre-arbítrio? Isso é livre-arbítrio onde sendo que o homem teria somente a opção Deus senão não teria nada!

    Outra coisa: o fruto da árvore era o conhecimento do BEM e do MAL! Quem faz confusão é você que só enxerga o MAL. Quando a mulher e o homem comem do fruto, os olhos deles se abrem e eles conhecem o BEM e o MAL e não só o MAL. Isso mostra que o homem (e a mulher) nada sabiam nem conheciam nada antes da ordem direta de Deus. Não existe livre-arbítrio, entende? Pare vocês de confundir os outros com esse fanatismo cego!

    Logo no começo da bíblia já temos várias contradições e, essa para mim, é uma das piores! Fora que está escrito em Gn 2:9 que Deus faz brotar da terra a árvore da vida NO MEIO DO JARDIM e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Em Gn 2:17, Deus ordena ao homem não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal porém quando a mulher responde à pergunta da serpente em Gn 3:3, ela diz que não pode comer (e nem tocar) da árvore QUE ESTÁ NO MEIO DO JARDIM. Não seria essa uma contradição uma vez que a ordem direta de Deus ao homem foi de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal e a mulher vai e me responde outra coisa, totalmente diferente do que Deus ordenou?

    Obrigado. Walmir - 16/11/2016 - 11h52min

    ResponderExcluir
  2. Oi, Walmir!
    Grato pelo comentário.
    MAS alguns querem achar que "Deus é o culpado" na queda de Adão, quando NÃO é bem assim.
    Adão já foi criado com "livre-arbítrio".
    Em Gênesis 1:26,27 Deus diz (a Jesus, conforme João 1:1-3) que Adão foi feito à SEMELHANÇA deles.
    Óbvio que quando se fala em "semelhança" NÃO está se falando em semelhança FÍSICA. No caso, as semelhanças são os atributos morais e/ou as virtudes que os homens, Deus e Jesus têm e os animais NÃO têm.
    Você acha que Deus e Jesus NÃO tinham "livre-arbítrio"?
    Claro que tinham, não?

    SE Adão foi feito à semelhança deles, também tinha o "livre-arbítrio".

    Só o fato de Deus ter lhes dado DUAS alternativas (comer ou não comer do fruto), já indica que eles poderiam ESCOLHER.
    SE não pudessem escolher, aí sim, NÃO teriam "livre-arbítrio", pois seriam como "ROBÔS".
    Portanto, o livre-arbítrio NÃO tem nada a ver em comer do fruto ou não.
    Eles sabiam que NÃO poderiam comer do fruto, MAS, se quisessem, poderiam comê-lo, DESOBEDECENDO à ordem de Deus, como acabaram fazendo.

    É como diz Gálatas 6:7: "O que o homem plantar (por sua decisão própria), colherá".
    Adão plantou errado e colheu os problemas da humanidade, MAS Jesus, que NÃO plantou nada de errado e CORRIGIU tudo, conforme Romanos 5:12-19, pelo seu feito, colherá a salvação de toda a humanidade, ou a salvação de todos os filhos de Adão (Atos 17:26).

    ResponderExcluir